No número 242 da Rua do Rosário, junto à Rua Miguel Bombarda, há uma nova loja: a Kuri Kuri, especializada em artigos japoneses.

A ideia partiu de Ana Cancela, uma jovem marketeer e estudante de gestão. O conceito surgiu em 2005, após uma viagem de um mês para o Japão, que “intensificou ainda mais” um gosto pela cultura japonesa que Cancela possui “desde criança”.

A abertura da Kuri Kuri (“que amoroso”, em japonês) só aconteceu este ano, no final de Novembro, porque Cancela estava “à procura duma oportunidade de mercado”.

“Aqui no Norte, pelo menos, não há nenhuma loja japonesa. Em Lisboa conheço uma que é restaurante e que tem uma parte decorativa”, diz Cancela, que pretende, no entanto, fornecer “um conceito mais alargado” na Kuri Kuri. A loja vende doces, bebidas, roupa, livros, bonecos e papel de origami, entre outros artigos.

A abertura foi calculada para coincidir com a “época pré-natalícia”, diz Cancela, que é a dona e única empregada da loja. O balanço provisório tem sido “muito positivo”. Entre os clientes encontram-se “muitos adolescentes, interessados em manga e anime”. Mas também “pessoas de classe média, média-alta, professores e arquitectos”. É um público “que já conhece maioritariamente o conceito do Japão”, refere.

A Kuri Kuri está aberta entre segunda-feira e sábado das 11 às 19h.