O consórcio I3S, que junta os institutos de Biologia Molecular (IBMC), de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP) e de Engenharia Biomédica (INEB), todos do Porto, criado em 2008, recebe esta quarta-feira o prémio Corino de Andrade, atribuído pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. Na cerimónia deverá estar presente o ministro da Ciência, Mariano Gago.

O galardão – com o nome do investigador que descobriu a paramilóidose, conhecida por “doença dos pezinhos”, falecido em 2005 – premeia as pessoas e instituições portuguesas que se distinguem na prestação de “serviços relevantes à Medicina”, explica o IBMC/INEB em comunicado.

O prémio já foi entregue a instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Cruz Vermelha e a Bial.