A Controlinveste vai despedir 122 colaboradores das empresas Global Notícias Publicações e à Jornalinveste Comunicação, anunciou o grupo económico em comunicado divulgado esta quinta-feira. O grupo detém títulos como o “Jornal de Notícias”, o “Diário de Notícias”, o “24 Horas”, “O Jogo”, entre outros.

As acções de reestruturação já tomadas revelaram-se “insuficientes para permitir inverter os desequilíbrios existentes”, diz a administração na nota de imprensa [PDF].

“A evolução acentuadamente negativa do mercado dos media, em particular na área da imprensa tradicional, e a profunda quebra de receitas do sector impõem à Global Notícias Publicações e à Jornalinveste Comunicação uma opção difícil mas inadiável: iniciar um processo de despedimento colectivo que abrange 122 colaboradores, em diferentes áreas das duas empresas”, afirma.

Apesar da “consciência dos custos sociais que [esta decisão] provoca”, segundo a Controlinveste, é “impossível ignorar a profunda retracção dos mercados de media, que se tem vindo a agravar nos últimos meses, particularmente na área da imprensa, no quadro de uma crise global cujos efeitos directos e indirectos já atingem todos os sectores económicos”.

“Só uma empresa viável, económica e financeiramente saudável, pode garantir a sobrevivência de várias centenas de postos de trabalho e a continuidade dos inestimáveis serviços que os nossos jornais, alguns deles centenários, vêm prestando à comunidade, com qualidade e independência”, conclui a nota.