O Capitólio, em Washington, acolheu mais uma cerimónia presidencial para a tomada de posse do 44º presidente, o quinto mais novo na história dos EUA. Mas, desta vez, há um simbolismo especial: construído por escravos, o Capitólio recebeu esta terça-feira o primeiro presidente afro-americano. Barack Obama tornou-se oficialmente presidente às 12 horas em ponto (17 horas em Lisboa)

Multimédia: Os 44 presidentes da história dos EUA

Os 44 Presidentes americanos

No seu discurso, Obama revelou-se

“grato pela confiança [do povo]”

e “consciente dos sacrifícios cometidos pelos antepassados” num tom visivelmente emocionado – algo que não lhe é considerado convencional devido ao seu estilo sóbrio.

Combater o terrorismo e promover a paz mundial, superar a crise financeira, investir na tecnologia de forma a prevenir o aquecimento global e a retirada das tropas norte-americanas do Iraque foram objectivos anunciados uma vez mais.

“[Os desafios] são sérios e muitos, mas havemos de os enfrentar”,

acrescentou. O novo presidente discursou à base da necessidade de “reconstruir a América” na nova era que se inicia: “Chegou a altura de reafirmar o princípio de igualdade e liberdade a todos”, proclamou.

Obama atribuiu a crise económica à “irresponsabilidade de alguns” e defendeu que “a nação não pode prosperar enquanto favorecer apenas os prósperos”. No entanto, o líder ressalvou que “a América está pronta para agir” e apelou à união pelo bem comum.

“Casa” cheia

Foram distribuídos 240 mil bilhetes gratuitos pelos membros do Congresso e outros 5 mil foram oferecidos ao público. Numa plataforma do Capitólio, diversas personalidades proeminentes e celebridades assistiram à tomada de posse, entre as quais o actor Dustin Hoffman e o realizador Steven Spielberg.

Os dois presidentes Bush, Jimmy Carter e Bill Clinton compareceram na cerimónia, assim como o ex-oponente nas presidenciais, John McCain.

No National Mall, o parque em frente ao Capitólio, estima-se a presença de cerca de 2 milhões de pessoas. Diversos núcleos de espectadores concentraram-se em outras cidades pelos EUA onde o evento foi transmitido ao vivo.

A senadora da Califórnia Dianne Feinstein orientou a cerimónia de inauguração da nova administração norte-americana. Rick Warren, pastor da Igreja de Saddleback em Orange County, Califórnia, fez uma breve oração. “Somos americanos no sentido de sermos unidos pelo compromisso de que a liberdade e a justiça é para todos”, disse Warren.

A rainha da música soul, Aretha Franklin, cantou “My Country ‘Tis of Thee” logo antes de Joe Biden fazer o juramento para vice-presidente perante John Paul Stevens, juiz do Tribunal Supremo. Após a declaração, seguiu-se uma sinfonia tocada ao vivo em orquestra, “Air and Simple Gifts”, composta por John Williams.

Barack Hussein Obama repetiu depois, com uma mão sobre a Bíblia que pertenceu a Abraham Lincoln, as 35 palavras que marcam o juramento para presidente perante o presidente do Tribunal Supremo, John Roberts. O coro da marinha norte-americana finalizou a cerimónia com o hino nacional.

Depois de Abraham Lincoln e Ulysses Grant, Obama é o terceiro presidente que vem do estado de Illinois. Joe Biden é o primeiro vice-presidente de Delaware.