Experimentar “A Metamorfose” à passagem por Ramalde, recuar até “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” a caminho de Sete Bicas, ou dar “A Volta ao Mundo em 80 dias” entre Campanhã e a Trindade. Estas são algumas das propostas do “Viagens Literárias no Metro”, um projecto da Metro do Porto que arranca na próxima sexta-feira, 30 de Janeiro, com o objectivo de incentivar a leitura junto dos utentes da rede.

Como requisitar um livro?

Para fazer a requisição das obras, os interessados terão que ser portadores de um cartão “Viagens Literárias”, que pode ser adquirido nas Lojas Andante da Trindade, da Casa da Música ou da Póvoa de Varzim. No caso da Linha B, o cartão pode ser obtido a bordo, junto dos ardinas. O cartão é gratuito.

O conceito é simples. Todos os clientes interessados podem requisitar (ver caixa) um dos vários livros à escolha em pontos distribuídos por toda a rede do Metro (nas Lojas Andante da Trindade, da Casa da Música e da Póvoa de Varzim). Na Linha Vermelha (Póvoa de Varzim – Estádio do Dragão) haverá ainda um grupo de ardinas que farão a distribuição dos livro a bordo (das 10 às 14 horas, nos dias úteis).

Para além dos títulos já referidos, a oferta inclui obras como “Os Bichos”, de Miguel Torga, “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queiroz, “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, ou “Lolita”, de Vladimir Nabokov, entre outros clássicos da literatura mundial. Uma escolha feita “de modo a ajudar a formar cidadãos mais abertos à cultura”, refere a Metro do Porto em comunicado.

O projecto decorre até 30 de Abril. No final da campanha, os livros serão doados a Instituições de Solidariedade Social, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.