Depois de doze anos no Mercado Ferreira Borges, a Festa do Livro abre portas, esta sexta-feira, no Pavilhão Rosa Mota. A oferta de livros a baixo custo continua a ser o principal atractivo daquela que se apresenta como a “maior edição de sempre” do certame organizado pela Calendário Editores.

Livro “a cavalo”

Uma das novidades da Festa deste ano centra-se na parceria com o Clube Hípico do Norte. No exterior do palácio, os visitantes vão poder assistir a demonstrações de perícia, bem como montar um cavalo pela primeira vez. A quem fizer compras na Feira, o Clube oferece ainda um voucher para uma aula grátis.

Francisco Curralo, membro da organização, destaca a mudança de espaço como a grande mais-valia da Festa deste ano. “Se no mercado Ferreira Borges tínhamos 1000 metros quadrados de exposição, aqui temos 2000; se no mercado Ferreira Borges tínhamos 100 editoras, desta vez temos 200. Há uma grandiosidade que o mercado Ferreira Borges não tem”, realça o responsável.

Com preços a partir de 75 cêntimos, o público pode encontrar desde livros dos autores de eleição até exemplares que já não estão nas prateleiras das livrarias. A organização contempla ainda um espaço dedicado às crianças, uma oficina de pintura e um atelier de ilustração e pintura.

“Nos temos ideia que o livro se consome muito pouco, e acreditamos que são eventos como este que levam ao incentivo da leitura”, refere Francisco Curralo.

Até dia 28 de Fevereiro, a 13ª Festa do Livro está aberta, de segunda a sexta-feira, entre as 13 e as 20 horas. Ao fim-de-semana, as portas do pavilhão Rosa Mota abrem às 10 horas e fecham às 20 horas. A entrada é gratuita.