“Tem dúvidas? Claro que vou ser candidato”. Foi de forma lacónica que Narciso Miranda anunciou ontem, ao Jornal de Notícias, a intenção de avançar como candidato independente à presidência da Câmara de Matosinhos nas próximas eleições autárquicas.

“Há três anos obedeci ao governo, agora vou seguir os apelos dos militantes anónimos, do eleitorado do PS e da maioria da população de Matosinhos”, justifica o ex-autarca, aludindo ao abaixo-assinado promovido por um grupo de militantes do PS, em defesa da sua candidatura.

O anúncio confirma também o divórcio com o PS, um ano depois de Narciso Miranda ter aberto as portas a uma possível (re)candidatura pelo partido. Também por isso, a decisão é encarada como “uma resposta àqueles que andam a dizer que não vai haver uma candidatura independente à Câmara”.

Na hora de assumir um lugar na corrida à autarquia matosinhense, Narciso também não esquece Ricardo Sampaio, líder do da Distrital do PS/Porto que, há uma semana, alertou para a expulsão do partido de todos os militantes que integrem listas adversárias. Contra aquilo que considera serem “ataques políticos e pessoais, Narciso reage:”Por causas e princípios, vou resistir e vou continuar a defender o concelho numa candidatura independente”.

“Perturba-me que pessoas sem visão estratégica ou capacidade de perceber a realidade sociológica de cada comunidade, estejam a provocar tantos estragos no meu partido de sempre”, dispara o ex-presidente, agora candidato à Câmara de Matosinhos.