Comédia ou drama, caricatura ou banda desenhada, hip-hop ou música erudita, cinema ou teatro. A cultura não tem barreiras e, por isso, o Fórum Cultura e Criatividade (FCC09) vai ter “um pouco de tudo”.

O FCC09, um evento inovador, é a grande aposta da agência INOVA para relançar a cultura no país. Durante quatro dias, o Fórum vai receber múltiplas personalidades da cultura nacional e estrangeira, numa organização tripartida.

Cultura para todos os gostos

” As duas feiras do Fórum Cultura e Criatividade oferecem cultura para todos, desde os maiores aos mais pequenos. Ateliers de artes performativas e de palco, “graffiti” e outras artes plásticas são alguns dos exemplosa das actividades dinâmicas. Um local mais calmo para quem gosta de ler, desde prosa a poesia, também está disponível, bem como mercados de artesanato, antiguidades e design.

O Fórum tem dois dias dedicados aos profissionais, que irão poder participar numa série de debates. A partir de amanhã, quinta-feira, as atenções centram-se nas duas feiras que vão ocupar o espaço da Exponor: a TEMPUS – Salão Internacional dos Museus e Património – e a CONCEPTA – Feira Internacional de Arte, Cultura e Indústrias Criativas”, explica ao JPN Jorge Cerqueira Pinto, director da INOVA.

As feiras mencionadas vão ser, segundo Cerqueira Pinto, “o grande atractivo do Fórum”, que, no fundo, é “uma feira profissional com uma componente divertida de abertura ao público”. Ao todo são esperadas mais de 20 mil visitantes, sendo qeu a maioria deverá comparecer no fim-de-semana”.

Mostrar a boa cultura portuguesa

Jorge Cerqueira Pinto afirma que o FCC09 tem como “objectivo profissional um encontro do sector para ver o que de melhor se faz na cultura portuguesa”, acrescentando que Portugal tem “excelentes profissionais da cultura, com grande qualidade”.

“A cultura é algo onde temos percepções erradas. Alterar essa percepção é também um dos nossos objectivos”, explica o director da INOVA, acrescentando que a cultura é, hoje em dia, uma área viável a nível de emprego. “Áreas como o artesanato ou design dão muitas oportunidades”, garante.

Quanto ao Fórum, “há que ver e experimentar, porque há grande diversidade. Uma das nossas apostas foi garantir que as pessoas que lá vão encontrem sempre algo de que gostem”.

Actividades dinâmicas, que vão desde graffiti à subida a um palco para se aprender a fazer teatro, passando por poesia, leitura e música variada, estão à disposição do público que, para entrar, terá de pagar entre 3 e 5 euros por pessoa, ou 12 euros por um pacote familiar. Na sexta-feira, a entrada é gratuita para estudantes.