Um dia dedicado à discussão sobre a cidade para “despertar da letargia em que o Porto tem vindo a cair”. É este o propósito do fórum de 21 de Fevereiro, promovido pelo grupo de cidadãos que, em Novembro, apresentou o manifesto “Onde vais cidade?”.

A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recebe o encontro, que é iniciado com vários círculos temáticos de discussão. O arquitecto Manuel Correia Fernandes vai moderar o debate sobre a habitação e o ordenamento do território. Já o ambientalista Nuno Quental coordena a discussão sobre o ambiente e a sustentabilidade, enquanto que Natércia Pacheco orienta a troca de impressões sobre a educação e a cultura.

A mesa sobre participação e cidadania é coordenada pelo bloquista João Teixeira Lopes, um dos promotores do movimento, que salienta a importância da sessão da tarde, aberta a todos os interessados.

“A cidade não pode continuar amorfa e desinteressada nem pode continuar a ignorar a participação dos cidadãos”, afirma o sociólogo, salientando os “sinais positivos” que foram a “luta vitoriosa” pelo Bolhão e o crescimento de blogs dedicados à cidade.