Este ano, o Fantasporto vai transportar a arquitectura para o cinema. A 29.º edição do Festival de Cinema Fantástico, que decorre entre 16 de Fevereiro e 1 de Março, apresenta um ciclo de conferências e uma retrospectiva cinematográfica que tentam estabelecer uma ponte entre as duas áreas.

“Sobre as Ruínas do Futuro” é o título do ciclo de debates, de entrada livre, comissariado pelo arquitecto Jorge Patrício Martins. O primeiro realiza-se logo no segundo dia do festival (17 de Fevereiro) e tem como orador principal o arquitecto japonês Sou Fujimoto, premiado no World Architecture Festival, em Barcelona. No dia 19 de Fevereiro, o Rivoli recebe Marcos Cruz, português radicado no Reino Unido.

Já a retrospectiva apresenta películas como “Blade Runner”, de Ridley Scott, ou “Blindness”, de Fernando Meirelles, numa tentativa de “dar visões do futuro”, salientou a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira. Para o programa, a organização contou com o apoio da Ordem dos Arquitectos, de forma a criar um universo “interessante, quer para cinéfilos, quer para arquitectos”.

Wenders, Schrader e Fonseca e Costa

“Che – The Argentine”, de Steven Soderbergh, assinala a abertura da competição, no dia 20 de Fevereiro. “The Wrestler”, de Darren Aronofsky, um dos candidatos aos Óscares deste ano, é outro dos destaques da progamação do festival, que vai contar com a presença de vários convidados, como o realizador Wim Wenders.

“Não sei se vamos fazer os 30 anos do ‘Fantas'”

Durante a apresentação do programa do “Fantas” 2009, Mário Dorminsky, da organização, confessou o seu receio. “Não sei se vamos fazer os 30 anos do ‘Fantas'”, afirmou, alertando para os cortes orçamentais sofridos a nível de patrocínios e do Instituto do Turismo. Daí ser “importante” criar a Fundação Fantasporto, à semelhança de Serralves ou da Casa da Música. “Será a única forma de garantir a continuidade do evento e ultrapassar as dificuldades”, disse o director do festival, sublinhando que qualquer pessoa pode ser amigo do “Fantas”.

O alemão estreia “Palermo Shooting” na Semana dos Realizadores, uma das três secções de competição (Cinema Fantástico, Orient Express e Semana dos Realizadores). O norte-americano Paul Schrader, autor do argumento de “Taxi Driver” e realizador de “Adam’s Ressurrected”, o filme de encerramento, também marca presença no festival.

Os dois realizadores serão premiados com o Prémio Carreira Fantasporto 2009, também atribuído a José Fonseca e Costa, o cineasta português homenageado nesta edição. “Provavelmente, o único português que teve oportunidade de ir para Hollywood mas preferiu ficar cá”, sublinhou a directora do festival.

Tal como nos anos anteriores, o Rivoli continua a ser o local de exibição por excelência. Também as salas Zon Lusomundo do Grande Porto e do país irão passar algumas películas da programação do festival. A já habitual tenda da Praça D. João I irá transmitir “filmes representativos de todo o mundo” para mostrar aos jovens “como se produz lá fora”, afirmou Beatriz Pacheco Pereira, alertando para o lado “didáctico” do festival.