A ideia passa por fazer do emblemático mercado da cidade portuense “um centro de sabores e aromas tradicionais, baseado na excelência dos produtos naturais, capaz de atrair consumidores qualificados e turistas”. Assim se apresenta o “novo” Mercado do Bolhão, previsto no Programa Preliminar apresentado pela Câmara do Porto (CMP) no passado dia 23 de Janeiro.

O programa pretende transformar o Bolhão num centro de convívio e animação e num “pólo dinamizador da recuperação da Baixa do Porto”, através da criação de “um espaço de cultura e festa, com exposições permanentes, música ao vivo, representações, feiras sazonais etc”.

O novo mercado deve ainda ser “um local de sociabilidade e de prestígio, de grande identidade com o sentimento colectivo da população do Porto” e “um mercado tradicional ao nível dos melhores da Europa”, pode ler-se no plano apresentado pela autarquia.

Obras em 2010

Lino Ferreira, vereador responsável pelo Pelouro do Urbanismo da CMP, disse ao JPN ser impossível dar datas fixas, mas apontou 2010 como data provável de início das obras. “O projecto deverá estar concluído dentro dos 10 meses lá marcados [no Acordo assinado com a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR)]. Depois de o projecto estar concluído, há que programar a intervenção. “Acredito que no início de 2010 a obra esteja no terreno”, diz o autarca.

O Programa resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal do Porto, o IGESPAR e a DRCN. Foi elaborado pelo Município do Porto e está agora sujeito a aprovação pelo IGESPAR.

Até à fase do projecto, cujo financiamento não deverá envolver dinheiro dos orçamentos camarários, serão ainda possíveis ajustamentos nos planos: “Neste momento há toda a abertura para recebermos sugestões, que já foram pedidas às Associações de Comerciantes. O próprio IGESPAR dará também o seu contributo”, assegura o vereador.