A liderança da Liga continua a pertencer ao «dragão». A turma portista não vacilou na recepção a um dos últimos classificados, o Rio Ave, vencendo por 3-1, mas não ganhou para o susto. Lucho González inaugurou o marcador aos 37 minutos, na conversão de uma grande penalidade discutível e acabou por levar a sua equipa em vantagem (merecida) para os balneários. Na segunda parte, os vila-condenses conseguiram equilibrar a partida e chegaram mesmo ao empate: Fábio Coentrão, com um remate de fora da área, a restabelecer a igualdade (72′). A tranquilidade haveria de chegar ao Dragão pela cabeça (86′) e pelo pé direito (89′) de Ernesto Farías, autor dos dois golos que carimbaram a vitória portista.

Na Luz, o Benfica teve mais dificuldades para bater o Paços de Ferreira (3-2) e continua com 3 pontos de vantagem sobre o Sporting, a menos de uma semana do derby lisboeta. O duelo entre «encarnados» e «castores» só viu golos nos últimos 20 minutos de jogo, com Cardozo (69′) e Ruben Amorim (73′) a marcarem para a turma de Quique Flores antes de Ferreira reduzir a desvantagem pacense para 2-1 a um quarto de hora do final. Quando, a três minutos dos 90′, o argentino Di Maria fez o terceiro golo encarnado num remate a mais de 35 metros da baliza, o destino do jogo parecia traçado. Puro engano. A fechar os descontos, Chico Silva reduziu para o Paços que, no último minuto, ainda viu uma bola no poste roubar-lhe o empate.

Liga Portuguesa – 18ª Jornada

Resultados

Nacional 3-0 Vit. Guimarães; Marítimo 1-0 Est. Amadora; Sp. Braga 0-1 Leixões; Belenenses 1-2 Sporting; Trofense 2-2 Naval 1º de Maio; F.C. Porto 3-1 Rio Ave; Benfica 3-2 Paços Ferreira; Vit. Setúbal 2-1 Académica

Classificação

1. F.C. Porto, 38 pontos
2. Benfica, 37 pontos
3. Leixões, 34 pontos
4. Sporting, 34 pontos
5. Nacional, 32 pontos
6. Sp. Braga, 29 pontos
7. Marítimo, 29 pontos
8. Vit. Guimarães, 24 pontos
9. Est. Amadora, 21 pontos
10. Naval 1º de Maio, 20 pontos
11. Académica, 18 pontos
12. Paços Ferreira, 16 pontos
13. Vit. Setúbal, 16 pontos
14. Belenenses, 15 pontos
15. Trofense, 14 pontos
16. Rio Ave, 13 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 12 golos; William (Paços Ferreira), 8 golos; Meyong (Sp. Braga), 8 golos; Wesley (Leixões), 7 golos; Liedson (Sporting), 6 golos.

Em mais um clássico lisboeta, o Sporting também venceu o Belenenses no Restelo (1-2), mas só na segunda parte é que conseguiu garantir mais três pontos para continuar na luta pelo título. E até foi o Belenenses a inaugurar o marcador, aos 52′, por intermédio de Marcelo. A 15 minutos do final e vendo a sua equipa em desvantagem, Paulo Bento lançou Hélder Postiga.O avançado não tardaria a fazer a diferença: assistiu Vukcevic para o golo do empate aos 75′ e carimbou a reviravolta, quatro minutos depois.

Quem pára o Leixões?

Na demanda pela Europa do futebol, o grande destaque da jornada vai para a vitória do Leixões em Braga. Numa das partidas mais aguardadas do fim-de-semana, um auto-golo de Frechaut garantiu uma vitória preciosa para os homens de José Mota, que ascendem, desta forma, ao 3º posto da Liga Portuguesa. Já a formação de Jorge Jesus sai dos lugares de acesso à UEFA (6º), e vê o Nacional afastar-se. Na Madeira, os nacionalistas “despacharam” o Vitória de Guimarães (3-0) com mais dois golos de Nené, o artilheiro da Liga.

Finalmente, na luta pela permanência, o Vit. Setúbal foi o grande vencedor da jornada. Os sadinos, a atravessar uma grave crise financeira, receberam e bateram a Académica por 2-1. Com esta vitória, e mercê do empate do Trofense diante da Naval 1º de Maio e da derrota do Rio Ave no Dragão, a turma orientada por Carlos Cardoso subiu à 13ª posição.