A organização do Festival Internacional de Cinema do Porto acredita que a criação de uma fundação associada ao evento é a única forma de garantir a sua continuidade e permitir um financiamento mais estável. Em vésperas do arranque da 29ª edição do Fantas, o objectivo passa por valorizar o espólio acumulado ao longo dos últimos 30 anos.

Anunciada durante a apresentação do programa do “Fantas” 2009, a ideia deverá avançar até Setembro. A Cooperativa Cinema Novo, entidade organizadora do festival, será o patrono fundador e, numa primeira fase, também a grande impulsionadora da Fundação.

Ao tornar-se numa instituição pública, o Fantasporto pretende ser auto-suficiente e “estabelecer condições ideais para a concretização anual” do “Fantas”, pode ainda ler-se no comunicado enviado ao JPN.

Diversificação da oferta

Com a passagem do Fantasporto a fundação, está prevista a realização de cursos nas áreas de: “Gestão Cultural”, “Produção de Espectáculos e Eventos”, “Produção de Cinema”, “Jornalismo Cultural”, “Cinema e Literatura Comparada” e “Fotografia de Cinema”. As masterclasses, workshops e aulas serão coordenadas por personalidades portuguesas e internacionais. Para um público mais jovem, vai ser criado o “Clube Fantas”.

Para os patronos e amigos da Fundação, o Fantasporto irá disponibilizar, na sua sede, espaços de lazer, uma cafetaria/bar e um restaurante, para além de sessões cinematográficas. Prevista está ainda a organização de cursos, workshops, masterclasses e aulas de cinema, congressos, debates, exposições temporárias, entre outros eventos (ver caixa).

O pré-Fantasporto 2009 começa esta segunda-feira, dia 16, e prolonga-se até sexta-feira, no Teatro Rivoli e na Praça D.João I. A retrospectiva “Arquitectura e Cinema” inicia-se, no Grande Auditório, com a projecção de filmes como “Blade Runner”, de Ridley Scott, “Dark City”, de Alex Proyas, ou o recente “Blindness” de Fernando Meirelles. No Pequeno Auditório, vai ter lugar a retrospectiva ao trabalho do realizador de terror italiano Mario Bava, com “Black Sabbath”, “The Evil Eye” ou “Kill, Baby” Kill”.