Danny Boyle versus David Fincher. Ou melhor ” Quem quer ser Bilionário?” vs “O Estranho caso de Benjamin Button”. Para Mário Augusto, José Vieira Mendes e Rui Pedro Tendinha, é à volta desta batalha que vai girar, este domingo, a cerimónia de entrega dos Óscares 2009.

Os três críticos de cinema consultados pelo JPN são unânimes ao considerar que “Quem quer ser Bilionário?” (13 nomeações contra 10 da película de Danny Boyle) é um dos principais candidatos ao Óscar de Melhor Filme. Mário Augusto diz que “a crítica está dividida”, pelo que o filme “tanto pode ser um grande vencedor como um grande derrotado”..

Na mesma linha, José Vieira Mendes considera que a ‘batalha’ dos Óscares se vai centrar nos dois filmes com mais nomeações. Rui Pedro Tendinha acrescenta ainda “Milk” à equação, destacando-o como o seu filme preferido.

Consensual entre os críticos é outro duelo, desta vez na categoria de Melhor Actor. Sean Penn e Mickey Rourke afiguram-se como os principais candidatos a subirem ao palco do Kodak Theatre. Mário Augusto gostaria que fosse o “camaleão” Sean Penn a levar a estatueta para casa, enquanto que José Vieira Mendes destaca a ascensão do actor em várias atribuições de prémios, quando tudo parecia indicar que seria Mickey Rourke a vencer.

Kate Winslet é a favorita a ganhar para José Vieira Mendes e também para Rui Pedro Tendinha, para quem a vitória da actriz britânica “está quase garantida”. Já Mário Augusto destaca a 15ª nomeação de Meryl Streep, mas não se admirava “se este fosse o ano de Angelina Jolie”.

No que diz respeito à realização, novo duelo em perspectiva entre os dois filmes favoritos do ano. Danny Boyle é o preferido de Mário Augustoe José Vieira Mendes.

Resta esperar pelo dia 22 de Fevereiro para ver se a Academia concorda com os críticos consultados pelo JPN, ou se este será um ano marcado pelas surpresas.