No jogo grande da jornada, houve golos, polémica e emoção. Em Alvalade, Sporting e Benfica protagonizaram mais um clássico lisboeta. Intenso como sempre, mas com a luta pelo 2º posto como pano de fundo, os «leões» acabaram por triunfar de forma justa perante a equipa de Quique Flores (3-2).

Na primeira parte, o golo inaugural de Liedson (10’) não foi suficiente para o Sporting controlar o jogo. O Benfica equilibrou a partida e acabaria por empatar, aos 36’, através de grande penalidade cobrada por Reyes. Na segunda metade, a turma de Bento chegou rapidamente à vantagem, com Derlei a facturar (47’), e encostou a defesa encarnada nos seus últimos 30 metros. Após cruzamento de Pereirinha, Liedson voltou a corresponder da melhor maneira, fazendo o 3-1 (82’). O melhor que o Benfica conseguiu foi reduzir por Cardozo, tento que permite aos encarnados mantar o 2º lugar, ainda que com os mesmos pontos do Sporting.

No encontro que deu o pontapé-de-saída na jornada 19 da Liga Portuguesa, o líder fez jus ao estatuto. Na Mata Real, o FC Porto derrotou o Paços de Ferreira por 2-0, com Hulk mais uma vez em grande. Jesualdo Ferreira poupou Lucho González e Cristian Rodriguez mas nem assim o «dragão» se ressentiu. Logo aos 15’, Hulk marcou o primeiro golo da noite, depois de jogada criada por Cissokho e Lisandro. Os pacenses tentaram reagir em busca do empate, mas os campeões nacionais acabariam por vincar a superioridade, já na segunda parte, com uma grande penalidade (de Ricardo sobre o inevitável Hulk) convertida por Bruno Alves.

Liga Portuguesa – 19ª Jornada

Resultados

Paços de Ferreira 0-2 FC Porto
Rio Ave 1-0 Vit. Setúbal
Sporting 3-2 Benfica
Académica 3-1 Marítimo
Est. Amadora 1-0 Nacional
Naval 1º de Maio 1-2 Sp. Braga
Vit. Guimarães 0-1 Trofense
Leixões 2-2 Belenenses

Classificação

1. F.C. Porto, 41 pontos
2. S.L. Benfica, 37 pontos
3. Sporting, 37 pontos
4. Leixões, 35 pontos
5. Sp. Braga, 32 pontos
6. Nacional, 32 pontos
7. Marítimo, 29 pontos
8. Vit. Guimarães, 24 pontos
9. Est. Amadora, 24 pontos
10. Académica, 21 pontos
11. Naval 1º de Maio, 20 pontos
12. Trofense, 17 pontos
13. Rio Ave, 16 pontos
14. Vit. Setúbal, 16 pontos
15. Paços de Ferreira, 16 pontos
16. Belenenses, 16 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 14 golos
William (Paços Ferreira), 8 golos
Meyong (Sp. Braga), 8 golos
Liedson (Sporting), 8 golos.
Wesley (Leixões), 7 golos

Reacende-se a disputa pela Europa do futebol

Na luta pela Europa, sortes distintas para os mais sérios candidatos a lugares de acesso
à UEFA. Na partida que encerrou a jornada, o Leixões recebeu o Belenenses e desperdiçou uma boa oportunidade para igualar Benfica e Sporting no 2º posto. Numa partida equilibrada e repartida, os homens do Restelo estiveram em vantagem por duas vezes mas permitiram o empate (2-2) à equipa orientada por José Mota que se mantém na 4ª posição.

O Sp. Braga foi à Figueira da Foz vencer a Naval por 2-1 e ascendeu à 5ª posição, mas notou alguma quebra física. A turma de Jorge Jesus até esteve a vencer mas permitiu o empate aos figueirenses e só nos descontos é que conseguiu garantir os três pontos, depois de João Pereira ter carimbado o golo da vitória.

Na Amadora, uma das grandes surpresas da jornada: o Nacional da Madeira perdeu com o Estrela por 1-0, na primeira derrota dos madeirenses em mais de dois meses, continuando a equipa de Lázaro Oliveira a demonstrar uma enorme atitude face aos problemas financeiros do clube. O único golo da partida foi apontado por Jardel, já perto do intervalo.

Quem desaproveitou o deslize dos nacionalistas foram os vizinhos do Marítimo, derrotados na descolocação a Coimbra (3-1). O desaire acabou por determinar a saída de Lori Sandri do comando técnico da equipa insular.

Belenenses continua último

Com várias equipas ainda a lutar pela manutenção, o destaque do fim-de-semana vai para as vitórias de Trofense e Rio Ave que, desta forma, fogem da zona de despromoção. Em Guimarães, o Trofense agudizou a crise de resultados do Vitória e colocou Cajuda em perigo no comando técnico dos vimaranenses. Os comandados de Tulipa voltaram a exibir-se a um bom nível e venceram por 1-0, com golo de Charles Chad já na 2ª Parte.

O mesmo resultado verificou-se em Vila do Conde, num duelo entre aflitos e em que Yazalde decidiu. O Rio Ave venceu o Vit. Setúbal por 1-0. O «lanterna vermelha» continua a ser o Belenenses, depois do empate diante do Leixões.