A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) prepara-se para receber, a partir desta quarta-feira, algumas das mais recentes “promessas” da investigação nacional. Trata-se do II Encontro de Jovens Investigadores da UP (IJUP’09), uma iniciativa que, até sexta-feira, vai proporcionar a cerca de 700 estudantes do primeiro e segundo ciclos da Universidade (e não só) a oportunidade de apresentarem os respectivos trabalhos de investigação.

É então da ciência do futuro que se vai falar num evento que visa aproximar os estudantes universitários da investigação científica. “Esta experiência permite-lhes conhecer o processo de criação de conhecimento, e perceber como é que funcionam os grupos de investigação, permite relacionarem-se com a ciência de uma forma descomplexada”, disse ao JPN.

Quintanilha no arranque

Com início marcado para a manhã desta quarta-feira, o IJUP terá como primeiro momento alto uma conferência a cargo do cientista Alexandre Quintanilha. Será por volta da 9h30 (ver Programa completo) que o director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da U.Porto irá subir ao palco da FAUP para falar sobre os “Desafios actuais das ciências”.

Para o vice-reitor, o IJUP pode também funcionar como uma preparação para o futuro dos estudantes. “Aquilo que pretendemos é colocar os estudantes a apresentar os trabalhos como eles terão que fazer noutros palcos com outra assistência. É também aqui uma experiência de treino, de esforço que devem ter para apresentar o seu resultado a plateias e a públicos que não são obrigatoriamente aqueles que trabalham na sua área de especialidade.”, declarou.

Jovens mais próximos da investigação

O IJUP’09 vai atrair à FAUP mais do triplo (700 contra 200) dos estudantes que por ali passaram em 2008, por ocasião da primeira edição do evento. Números que, para Jorge Gonçalves, são reveladores de uma “maior participação dos jovens na investigação científica”.

“Significa que os estudantes estão a ter uma postura mais pró-activa no seu processo de aprendizagem, não se limitam apenas a aprender de forma passiva nas aulas, têm interesse em participar nas actividades de criação de conhecimento”, acrescenta o reponsável pelo pelouro de I&D e Inovação da UP.

A troca de experiências e a promoção do trabalho multidisciplinar entre os participantes são outras das mais-valias do projecto. Nesse sentido, o IJUP irá reunir estudantes, não só da U.Porto, como da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista (ambas do brasil) e de algumas universidades norte-americanas.