Em Madrid, a missão não se afigurava fácil mas o Porto tratou de tornear as dificuldades, conseguindo um resultado precioso para a segunda mão. Os «dragões» empataram 2-2 no Vicente Caldéron, diante do Atlético de Madrid e até poderiam ter vencido a partida não fossem as perdidas clamorosas de Lisandro López e um erro crasso de Helton, no segundo golo da equipa orientada por Abel Resino.

Os «colchoneros» abriram o marcador, por intermédio de Maxi Rodriguez, logo aos 3’ , mas o Porto haveria de empatar por Lisandro López (22’) depois de falha defensiva do adversário. Ainda antes do intervalo, Forlan colocaria a sua equipa a vencer (47’), depois do “frango” dado por Helton e os portistas saíriam para o intervalo a perder. No reatamento, a turma portuguesa apareceu disposta a inverter o rumo dos acontecimentos e seria de novo Lisandro a marcar o golo do empate, à passagem do minuto 72, garantindo vantagem para os portistas na eliminatória.

Para o Sporting, a missão rumo aos quartos-de-final está irremediavelmente comprometida. Os «leões» deram uma pálida imagem diante de um Bayern de Munique que marcou por 5 vezes em pleno Estádio de Alvalade. Se na primeira parte a equipa de Paulo Bento até conseguiu impôr o seu futebol, com algumas oportunidades para marcar a Rensing, o golo de Ribéry, mesmo no final dos primeiros 45’ desestabilizou os jogadores que, na segunda metade, viram um Bayern fazer o que quis para marcar os restantes quatro golos.

Com erros de principiante ao nível defensivo e sem pressão sobre os mais influentes da turma bávara, o Sporting permitiu tudo ao adversário que não se fez rogado e que estabeleceu, por intermédio de Klose (57’), de novo Ribéry (63’, de grande penalidade), e Luca Toni, por duas vezes (84’ e 90’+1), o resultado final de 5-0.

O Braga, por seu turno, já está nos oitavos-de-final da Taça UEFA. O resultado da 1ª mão dos 16-avos-de-final da competição, em que a equipa de Jorge Jesus despachou o Standard de Liége por 3-0, não foi rebatido na partida da 2ª mão, na Bélgica: um empate (1-1) em que os arsenalistas controlaram bem os ímpetos ofensivos dos belgas.

O Braga garante desta forma a passagem à próxima eliminatória da prova uefeira, igualando a época 2006/2007, em que também atingira os oitavos-de-final. Agora, a equipa treinada por Jorge Jesus tem pela frente os franceses do Paris St. Germain.