Arrancam esta terça-feira as meias finais da Taça de Portugal 2009/2009 que, a partir desta época, assume um novo formato. Nesta fase da competição, a passagem à final disputa-se a duas mãos. Para alé mda taça, Paços de Ferreira, Nacional, F. C. Porto e Estrela da Amadora lutam ainda pelos 500 mil euros que serão atribuídos ao vencedor.

O arranque das meias-finais tem lugar na Mata Real, onde Paços de Ferreira e Nacional vão começar a “batalha” com o objectivo de garantir um lugar inédito no Jamor. Para o dia 22 de Março está agendado o jogo da 1ª mão da eliminatória que irá opor F.C. Porto e Estrela da Amadora.

Críticas ao modelo

Mas à semelhança do que acontece na Taça da Liga, o novo formato da Taça de Portugal também não agrada a todos. António Tadeia, comentador desportivo revelou ao JPN que, com este novo modelo, se “perde muito do espírito da prova. A probabilidade de haver surpresas, de surgirem os “tombas-gigantes” é bastante inferior. Se já é difícil aos pequenos ganharem uma vez aos grandes, então duas torna-se muito mais complicado”, refecte.

Mas se por um lado, o novo formato não beneficia as equipas “pequenas”, por outro permite um maior encaixe financeiro com as receitas dos jogos televisionados.

Quanto à competição propriamente dita, e após o afastamento precoce de Sporting (vencedor das últiams duas edições) e Benfica, António Tadeia vê no F.C.Porto o grande favorito à conquista da Taça. “Está destacado nas probabilidades de vencer a prova e apenas o Nacional, que é favorito frente ao Paços de Ferreira, lhe poderá fazer frente”, remata o comentador.