Barack Obama assinou um memorando onde estabelece que todos os projectos, tais como construção de barragens e auto estradas, levados a cabo pelas agências governamentais, sejam aprovados por cientistas.

Deste modo, o presidente dos EUA pretende preservar toda a planta ou animal protegidos pela lei das Espécies Ameaçadas, “um processo subestimado pelas administrações passadas”, disse Barack Obama, numa visita ao Departamento do Interior.

A administração de Bush estabeleceu que as agências podiam decidir por si a implementação desses projectos. Agora, essa decisão vai ser revista a 16 de Dezembro pelos Departamento do Interior e do Comércio. Até lá, o memorando de Obama está em vigor.

A decisão não agradou aos republicanos no Congresso, que temem que a decisão de Obama implique atrasos desnecessários nos projectos financiados pelo Governo. Por outro lado, o memorando faz as delícias dos ambientalistas que aplaudiram a decisão.

O novo presidente dos EUA passou muito tempo das primeiras seis semanas na Casa Branca a desfazer políticas do seu antecessor.