As BUTE (Bicicletas de Utilização Estudantil) só vão circular no Porto, em Setembro. Tudo porque a IdeiaBiba, empresa responsável pelo projecto não conseguiu entregar as cerca de 500 bicicletas previstas para alunos, docentes e funcionários da Universidade do Porto.

Motivos económicos estarão na origem desta paragem, segundo Bruno Almeida, responsável do Gabinete de Actividades Desportivas da UP (GADUP). “Não é cancelar este projecto, é adiar até que se consigam alguns apoios a nível empresarial para que o projecto BUTE possa avançar”, explica ao JPN.

Além disso, a empresa IdeiaBiba está concentrada na criação de uma nova bicicleta mais ecológica e inovadora. Ricardo Pires, responsável da empresa, afirma que a paragem temporária é necessária para a reestruturação do projecto, que regressará no início do próximo ano lectivo “nos novos moldes”.

A entrega das bicicletas estava prevista inicialmente para Dezembro mas foi adiada para Fevereiro. Ana Tulha, estudante de Ciências da Comunicação, foi uma das candidatas que não chegou a receber a BUTE. “Recebi um e-mail a dizer que tinha sido uma das premiadas, mas entretanto nunca mais me disseram nada”, refere.

Bruno Almeida garante ainda que os cerca de 500 inscritos vão ser avisados brevemente e que serão “elementos prioritários” nas próximas candidaturas.