Durante dois fins-de-semana, o renovado Theatro Circo volta a levar o jazz à cidade de Braga, com artistas portugueses a fechar e a abrir o BragaJazz 2009.

As honras de abertura da décima edição do evento cabem ao Quarteto do guitarrista André Fernandes, acompanhado ao piano por Mário Laginha, Nelson Cascais no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. Pelas 22 horas desta quinta-feira, a formação portuguesa apresenta o álbum Imaginário, lançado em 2008.

Com uma programação que aposta em nomes da Europa e dos Estados Unidos, o festival acolhe, no segundo dia de espectáculos, Dual Identity, um quinteto dirigido pelos saxofonistas nova-iorquinos Steve Lehman e Rudresh Mahanthappa.

Já a 7 de Março, é Gianluigi Trovesi a subir ao palco do Theatro Circo. O clarinista italiano regressa a Braga nove anos depois, desta vez acompanhado por cinco músicos.

O festival regressa a 13 de Março, sexta-feira, com Gerald Cleaver, baterista norte-americano que apresenta em Portugal o projecto Violet Hour.

A fechar o décimo BragaJazz, a 14 de Março, o Theatro Circo recebe Marta Hugon, em quinteto, com o espectáculo Story Teller. A portuguesa, com formação no Conservatório de Amesterdão, estreou-se a solo em 2005, após colaboração com André Fernandes.

Todos os concertos do BragaJazz 2009 têm início às 22horas. Os bilhetes custam dez euros.