A Índia é a décima segunda maior economia do mundo, tem cerca de 300 milhões de habitantes e é considerada um dos mais importantes investidores no estrangeiro. A pensar nisso, inaugura-se, esta quinta-feira, a delegação do Porto da Câmara do Comércio Portugal-Índia.

A delegação do Porto, no Largo dos Lóios, é a segunda existente no país. João Caiado Guerreiro, presidente da Câmara do Comércio Portugal-Índia, não poupa elogios aos empresários do Norte, destacando o entusiasmo sentido.

“O tecido empresarial do Norte é importantíssimo para Portugal, tem empresas dinâmicas lideradas por empresários entusiastas e nós achamos que é importante juntar esse entusiasmo, essa capacidade das empresas do Norte, para abrir o horizonte da Índia”, afirma.

João Caiado afirma que a delegação pretende “dar a conhecer a Índia e as empresas indianas aos empresários portugueses”, de forma a “trazer investimento indiano, missões empresariais e empresários para Portugal”. No fundo, o que se pretende é reforçar os laços comerciais entre Portugal e Índia.

O entusiasmo com a Índia é, para João Caiado, justificado pelo facto da economia indiana estar em crescente desenvolvimento. “Neste momento, a economia portuguesa está muito mal e não há ninguém entusiasmado com nada, mas há um entusiasmo muito grande pela Índia até porque é uma economia que cresce muito. Cresce 7 a 8% ao ano, cria muitas oportunidades.”