Depois do clássico que opôs FC Porto e Sporting, os «azuis e brancos» lançam-se em mais um complicado desafio. Pela frente, o Leixões. A equipa de Matosinhos ocupa o 4º lugar e, a 3 pontos apenas do Sporting, não tem facilitado frente aos grandes, contando apenas com a derrota frente ao Benfica na jornada passada. No entanto, a equipa comandada por Jesualdo Ferreira sabe que um deslize pode significar a perda da liderança.

Para o jogo de sábado, no Estádio do Mar, o técnico portista não poderá contar com Fucile, Sapunaru e Guarín, lesionados, e Rodríguez, castigado. Cissokho, Lucho e Lisandro recuperaram de problemas físicos e estão aptos.

No Benfica, continua a esperança da liderança e de uma escorregadela dos «dragões». Depois de atravessado o desafio Leixões, os encarnados deslocam-se à Figueira da Foz para a conquista dos imprescindíveis três pontos. Do lado da turma de Quique Flores, há ausências de peso: Suazo, Ruben Amorim e Carlos Martins, lesionados, não devem integrar a lista de convocados para o jogo de domingo, frente a uma Naval que vem de uma vitória frente ao Belenenses, mas que nunca ganhou à turma da Luz.

A quatro pontos do líder e a dois dos «encarnados», o Sporting recebe um Paços de Ferreira proibido de perder pontos se não quiser cair para a zona de despromoção. Em Alvalade, Hélder Postiga, Rochemback e Grimi estão inaptos, assim como Romagnoli. Recuperados estão Izmailov, Rui Patrício, Simon Vukcevic e Liedson, podendo todos ser opção. De fora da convocatória de Paulo Bento ficou Miguel Veloso, por opção técnica.

Na zona europeia, quatro equipas para dois lugares

Renhida continua, também, a luta por um lugar nas competições europeias. O Leixões, em 4º lugar, tem o jogo mais difícil dos candidatos. Em 5º classificado, mas com os mesmos pontos dos leixonenses, está o Nacional, que vem ao continente defrontar o Vit. Setúbal (antepenúltimo) sem Brcic e Pavlovic. O Sporting de Braga é 6º e vai à Amadora defrontar uma equipa fragilizadas pelas graves dificuldades financeiras que atravessa. O Marítimo de Carlos Carvalhal está a três pontos da zona europeia e defronta o aflito Rio Ave.

A caça ao ponto na fuga à despromoção

Na fuga aos três últimos lugares da tabela estão três equipas que continuam a dividir a mesma pontuação. Com 16 pontos, mas no último lugar, está o Rio Ave que, depois de uma derrota caseira ante o Paços de Ferreira, vai tentar vencer o Marítimo, no Estádio dos Arcos. Em 15º lugar está o Belenenses, uma das desilusões da época, que vai encontrar pela frente um Vitória de Guimarães também ele aquém das expectativas.

Finalmente, em 14º lugar, encontramos o Vitória de Setúbal que, depois de uma copiosa derrota por 5-1 frente ao Marítimo, recebe um Nacional da Madeira em grande forma e na luta pela Europa.