São 526 livros didácticos e viajaram, na passada quinta-feira, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) rumo à Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, em Angola, no âmbito de um protocolo de cooperação que une as duas instituições.

A iniciativa visa “melhorar a aprendizagem dos alunos da UAN”, pretendendo-seacima de tudo reforçar o “apoio e a avaliação dos cursos de medicina”, refere Amélia Ferreira, professora da FMUP.

Os livros

Financiadas pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), as mais de 500 obras doadas à UAN são “as mesmas que os estudantes da Faculdade de Medicina têm para o seu desenvolvimento”, explica Amélia Ferreira. Anatomia, Saúde Mental Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia são algumas das áreas contempladas.

Segundo a docente, a doação dos livros “foi apenas um instrumento” de uma cooperação iniciada em 2005 e inserida no programa EDULINK. Dentro deste projectoo – responsável pela ligação entre instituições de ensino superior da União Europeia, África, Caraíbas e Pacífico. a Universidade do Porto coopera também com a Universidade Mondlane em Maputo e a Universidade Nampula, ambas de Moçambique.

O EDULINK visa a transmissão de conhecimentos entre instituições, algo que a FMUP potencia através da “criação de plataformas tecnológicas, centros de apoio ao estudante, de reformas de ensino, tudo isto a ir de encontro ao Processo de Bolonha”, remata Amélia Ferreira.