A 8ª edição do Festival de Teatro e Dança de Vigo arrancou no sábado com várias exposições e realiza-se em vários espaços da cidade galega até dia 15 de Março. Organizado pelo município de Vigo e pela Associação “No Es Café Teatro”, o evento visa proporcionar o encontro de programadores culturais e directores de teatros e auditórios de todo o território ibérico.

No sábado, dia 13, o Teatro de Marionetas do Porto inicia a participação portuguesa no Festival de Teatro e Dança de Vigo com o espectáculo “Cabaret Molotov”, encenado pelo produtor João Paulo Seabra Cardoso. No dia seguinte, é a vez da bailarina Sara Vaz subir ao palco com o espectáculo “Odete Odile”.

Futuro incerto para o Museu de Marionetas do Porto

O projecto estava previsto para Setembro de 2008 mas, tal como o JPN já tinha noticiado, a falta de apoios adiou a inauguração do espaço. “É difícil neste momento dizer quando irá abrir esta primeira ala do museu de Marionetas”, diz José Seara Cardoso, director artístico do Teatro de Marionetas. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e com o “apoio Mecenático da empresa de tintas “Sotinco”, o espaço abrirá uma sala em Abril. Entretanto, o TMP apresenta “Cabaret Molotov” em Vigo e segue para os Açores com o espectáculo, no final do mês de Março.

No último dia do festival, o português David Marques interpreta o espectáculo “Motor e Busca” na Casa das Artes de Vigo. No festival vai ainda figurar uma co-produção entre Portugal e o País Basco. O espectáculo, intitulado de “Ménage A…”, conta com a actuação de Filipa Francisco e Idoia Zabaleta.

O Festival de Teatro e Dança de Vigo conta ainda com o apoio do Governo Autónomo da Galiza e do Instituto Camões. Os bilhetes podem ser adquiridos nos dias do festival e os preços variam entre os cinco euros e os quarenta euros.