No âmbito da cadeira de Projecto do 3º ano de Multimédia da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto vai decorrer, nas instalações do curso, o segundo Seminário de Comunicação e Multimédia.

“O objectivo destas palestras passa por “complementar as competências dos alunos de multimédia”, explica o professor responsável, Bruno Giesteira.”Nas conferências vai-se debater a integração da vertente multimédia nas diferentes áreas de comunicação”, acrescenta.

Apesar de serem feitas a pensar nos alunos de Multimédia, as palestras vão ser abertas a toda a comunidade académica, incitando ao debate de ideias sobre comunicação. Afinal, “o que seria do ensino superior sem debate e reflexão extra-curricular?”, questiona o professor.

Convidados

Os convidados escolhidos para as conferências têm em comum o facto de explorarem os novos paradigmas da comunicação. O primeiro dia de palestras terá como convidado o jornalista e director da revista National Geographic, Gonçalo Pereira.

“Vai abordar dois projectos recentes que a revista abraçou recentemente: o fornecimento de conteúdos para o Google Earth e o início de actividade da divisão de videojogos da “National Geographic”, utilizando igualmente o espólio da revista”, refere Buno Giesteira.

O segundo convidado é o responsável pela reformulação do site do “Jornal de Notícias”, o designer Nuno Vargas, que “vai apresentar as razões que o levaram a reestruturar o sítio web no actual formato”. Esta palestra também vai reflectir sobre a necessidade de comunicar de outras formas, apelando à discussão sobre a inclusão de vídeo no “Público” e no “Expresso” on-line.

“O “nosso” JPN, em que de alguma forma me co-responsabilizo pela sua reestruturação, teve, aliás, pressupostos idênticos”, afirma Bruno Giesteira.

O último convidado é o jornalista e sub-director da agência Lusa, David Pontes, que irá explicar a “recente aposta em novos conteúdos para distribuição particularmente na Web“.

As palestras vão decorrer entre os dias 9 e 11 de Março, das 11h00 as 13h00, no Anfiteatro 1, nas instalações do curso de Ciências da Comunicação, na Praça Coronel Pacheco, Porto.