O “Trio das Palhetas” da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) apresentou-se na estação de metro da Trindade para levar o jazz ao Porto. Tratou-se de “uma forma de comemorar o 24.º aniversário do Instituto Politécnico do Porto (IPP)”, bem como de “promover os alunos e os cursos da instituição”, justifica Patrícia Geraldes, do IPP.

O concerto realizado na tarde da última sexta-feira, em plena estação, durou cerca de uma hora. A melodia, contudo, não despertou a atenção de muitas pessoas.

O IPP está a realizar uma série de eventos nas seis cidades – Porto, Gaia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Felgueiras – onde se encontram os seus institutos. Patrícia Geraldes afirma que estas iniciativas são “um modo” de abrir “para o exterior esta instituição, que está há muitos anos nesta cidade e noutras envolventes”. “Estamos na região Norte de pedra e cal”, diz, convicta.

Também na passada sexta-feira, à noite, as comemorações prosseguiram no Teatro Helena Sá e Costa, com a exibição da peça “Perguntas ao Mendigo que Lê”, do grupo Crinabel Teatro. Uma obra baseada na peça “O Mendigo ou o Cão Morto”, de Bertold Brecht.