A comemorar o 24.º aniversário, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) dá um novo passo na reafirmação do seu tecido empresarial, ao firmar um protocolo com a Promonet – Associação Promotora de Novas Empresas e Tecnologias. A parceria foi oficializada quinta-feira na sede da NET – Novas Empresas e Tecnologias SA e antecedeu um workshop sobre formas de financiamento às micro, pequenas e médias empresas.

Estimular o empreendedorismo dos seus 16 mil alunos é o objectivo de Vitor Santos, presidente do IPP. Para o director, esta parceria é uma forma de fazer transparecer à sociedade a vocação cívica do Instituto para os serviços sociais.

“O protocolo com a Promonet é um elo imprescindível da nossa cadeia de trabalho. Nós temos várias iniciativas que estimulam o espírito empreendedor dos nossos alunos e agora eles podem encontrar aqui na Promonet um espaço de recrutamento, um espaço de trabalho muito interessante”, afirma Vítor Santos.

Alberto Mesquita, presidente do Conselho de Administração Executivo da NET e da Promonet, acredita que o IPP pode trazer inúmeras vantagens ao programa de promoção de novas empresas e tecnologias que dirige. Para o engenheiro, a aliança é um importante caminho para aproximar novos jovens empreendedores.

“Este país necessita de uma nova geração de empresários. É preciso que haja um país de pequenas e médias empresas que possam maturar e desenvolver. O IPP é uma das maiores escolas e pode-nos trazer um bom índice de massa encefálica para a criação de melhores empresas. Esta parceria busca o aumento na riqueza do tecido empresarial português”, diz Alberto Mesquita.

Nos seus 2.100m2, a Promonet poderá acolher até 28 empresas em simultâneo. As empresas terão acesso às condições logísticas e às consultorias necessárias a um bom desenvolvimento e prosperidade no mercado.

Até agora, a Promonet já criou 110 empresas e modernizou 65. O índice de imortalidade destas empresas é de 93%.