A partir da próxima segunda-feira (16 de Março), a Linha Vermelha (B) do Metro do Porto (que liga a Póvoa de Varzim ao Porto) vai passar a contar com dois serviços “expresso” por hora. O tempo de espera nas paragens deste serviço passa, assim, de vinte para quinze minutos.

Jorge Morgado, assessor da Metro do Porto, explica que o objectivo é “aproveitar o potencial de crescimento da linha vermelha”. Por isso, além de Pedras Rubras, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, o serviço “expresso” vai passar agora a parar em Mindelo, Varziela e Portas Fronhas. A empresa garante, no entanto, que “o tempo de viagem é praticamente o mesmo”.

O término do serviço “expresso” da linha vermelha também muda, passando a ocupar um cais dedicado na estação da Trindade. Jorge Morgado justifica a mudança com o “tráfego excessivo que sobrecarrega a linha até ao Estádio do Dragão”.

A ligação com a linha da Maia continua a ter de ser feita na estação da Senhora da Hora, mas a Metro do Porto não descarta a hipótese de “considerar alterar a situação”. Isto porque a situação actual obriga os utentes da linha verde a pagarem mais uma zona Andante.

Utilizadores não sentem diferença

Para grande parte dos utilizadores da linha vermelha do metro, estas alterações pouco trazem de novo. João Ribeiro, estudante, lembra que o aumento do número de paragens no serviço “expresso” impede a redução do tempo de viagem, que é o que mais importa a quem anda de metro todos os dias. Para as pessoas que usufruem dessas paragens claro que dá mais jeito, mas para aquelas que têm que parar nessas estações sem necessidade é mais incómodo”, referiu ao JPN.

Para utentes como Alice Maia, o novo serviço “expresso” também não tem muitas vantagens, uma vez que continua a não servir a estação que mais usa. Será “mais um metro por hora” que não vai poder utilizar.

Ainda assim, dois expressos por hora (até agora só havia um) ajudam os utentes a planear melhor as viagens. João Ribeiro lembra que “há muitos estudantes universitários a viajar de metro todos os dias” e que “têm de regular sempre os horários” de acordo com o metro.