Ligar as duas margens do rio Douro através de uma ponte pedonal suspensa é a premissa do projecto vencedor do prémio SECIL Universidades 2008, na categoria de Engenharia Civil. A autoria pertence a Edgar Ribeiro, estudante do 2.º ciclo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A ideia, salienta Edgar Ribeiro, partiu do seu orientador, o professor Álvaro Azevedo, que a sugeriu como tese de mestrado. A inovação do projecto está na composição da ponte pedonal que, “além dos cabos superiores, apresenta também cabos inferiores, que traccionam toda a estrutura”, diz o aluno.

Neste projecto o vencedor teve de, entre outras preocupações, perceber o impacto do projecto. Para isso, empenhou-se no “conhecimento das características do local” e estudou questões como “a navegabilidade do rio, as inclinações que a estrutura teria de ter para ultrapassar os obstáculos e o impacto que podia provocar na Praça da Ribeira e na de Gaia”.

Edgar Ribeiro vê este prémio como o resultado de um trabalho longo: “Senti bastante alegria e, acima de tudo, um sentimento de reconhecimento. Foram seis meses a trabalhar só neste projecto e sinto que foram recompensados”.

Vitórias da FEUP nos Prémios SECIL

Prémio SECIL Engenharia 2007: Prof. José Mota Freitas – “Projecto da Igreja da Santíssima Trindade”, em Fátima.
Prémio SECIL Universidades 2007: Carlos Albuquerque, Diana Peres, Magda Macedo, Nuno Santos e Sílvio Gonçalves- “Projecto de uma Ponte Pedonal Móvel na Marina de Viana do Castelo”.
Prémio SECIL Universidades 2006: António Pedro Braga, Hugo Ribeiro Pinto e Joana Pascoal Teixeira- “Reconstrução da Ponte Pênsil entre as Ribeiras do Porto e Gaia”.
Prémio SECIL Universidades 2005: André Resende, Ivo Couto, Luís Cerqueira, Luís Silva- “Projecto Serpentine Gallery 2005”, em Londres.
Prémio SECIL Universidades 2003: Miguel de Castro Pereira- “Projecto Pavilhão Atlântico”, em Lisboa.

Relativamente ao futuro profissional, o vencedor não se deixa iludir. “Penso que é uma rampa de lançamento, no futuro tenho de continuar a trabalhar para dar continuidade ao prémio, porque o prémio só por si não adiantará de muito”.

Álvaro Azevedo, o orientador do projecto, mostra-se satisfeito com esta vitória e com o trabalho realizado pelo seu aluno. “Tenho lidado com muitos trabalhos deste género, e correu muito bem. Foi muito interessante porque ele correspondeu muito bem ao que lhe foi pedido”, diz.

Já em 2006, Álvaro Azevedo esteve na frente de um projecto com alguns alunos intitulado “Reconstrução da Ponte Pênsil entre as Ribeiras do Porto e Gaia”.

“Houve quem o criticasse porque [essa ponte] ficava muito próxima da Ponte D. Luís. Por isso, o ano passado, resolvi propor um projecto alternativo, que consiste numa ligação directa entre a Praça da Ribeira e a Praça Sandeman, em Gaia”, afirma o professor.