O abstraccionismo em aguarelas de Raul de Keyser e as instalações que ganham forma em cinema de Bethan Huws são as novas exposições da Fundação de Serralves, comissariadas por Ulrich Loock. As primeiras inaugurações de 2009, ano em que se comemoram os 20 anos da Fundação e os 10 anos do Museu de Serralves, vão acontecer esta sexta, dia 13, pelas 22 horas.

Raoul de Keyser regressa a Serralves com “Aguarelas”, depois de ter tido parte do seu trabalho em exposição no Museu, em 2005. As pinturas do artista belga são construídas a partir de uma interpretação pessoal de movimentos estéticos como o construtivismo da escola De Stijl, do expressionismo abstracto de Barnett Newman ou da abstracção pós-pictórica.

A “busca de um lugar próprio” caracteriza também as aguarelas de Keyser, realizadas entre 2001 e 2008. Até 3 de Maio, Serralves vai apresentar 60 quadros que “negoceiam diferentes formas de desvio” do figurativo “rumo à abstracção”, refere o museu, em comunicado.

Bethan Huws vem ao Museu de Serralves com “Fountain”, uma referência clara à influências de Marcel Duchamp no seu trabalho. Tida como a mostra “mais ambiciosa” do artista inglês, que já expôs no Tate e no Pompideu, “Fountain” congrega as obras mais importantes dos diferentes períodos da sua carreira. Aqui percorrem-se vários caminhos estéticos, desde a instalação à escultura, desde o ready-made ao cinema e à escrita.

A abrir caminho para a exposição, realiza-se, às 17 horas, nos Jardins de Serralves, a performance de Huws “Tableau Vivant, Black and White Animals”.