Iniciativa terminou esta quinta-feira, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Ideia passou por fazer a ligação entre os estudantes e o mundo de trabalho.

Nos últimos três dias, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foi” Porto de Emprego” para centenas de jovens estudantes. A 9ª edição da feira de emprego promovida pela FEP Júnior Consulting contou este ano com 34 empresas, cumprindo o objectivo de estabelecer um elo entre os estudantes de economia e o mercado de trabalho.

Depois de já ter feito um estágio de verão numa empresa, fruto de um contacto obtido numa edição anterior da “Porto de Emprego“, Ana Catarina não faltou á feira deste ano. Finalista do curso de Economia, a estudante teve motivos extra para acompanhar o evento: “O curso é muito teórico por assim dizer, nós não temos contacto com a realidade no mercado de trabalho, não sabemos como é que funciona”, realça Ana Catarina, antes de lançar o apelo a “mais iniciativas do género”.

O caso de Ana Catarina é semelhante ao dos muitos jovens que procuraram a “Porto de Emprego 2009”. Ao JPN, Diogo Ramalheira, aluno da Faculdade de Economia e membro da FEP Júnior Consulting, confirmou que a adesão de alunos “tem aumentado”, assim como as iniciativas deste género”, com destaque para a “Porto de Emprego Internacional”, realizada em Outubro do ano passado.

O responsável da empresa júnior da FEP destaca ainda as vais-valias da “Porto de Emprego”: “É uma iniciativa que mesmo não tendo a ver com o nosso core business, acaba por promover o emprego e fazer com que haja ligação entre as empresas e a faculdade e que os alunos estejam mais dentro daquilo que se faz nas empresas”, assinala.

Empresas aderem

A “Porto de Emprego” também se revelou uma iniciativa positiva para as empresas participantes. “Até porque estão em época de recrutamento e conseguem angariar mais pessoas para a sua empresa”, explica Diogo Ramalheira.

A opinião é reiterada por Joana Rita, representante da Danone Portugal. “É uma forma de a empresa recrutar mais alunos”, destaca a responsável, para quem a presença da empresa na FEP visa “fazer com que os alunos nos fiquem a conhecer”.

Na “Porto de Emprego”, os alunos “conseguem também ter uma maior aproximação àquilo que não poderiam compreender em termos de modo de funcionamento da empresa”, assinala Filipa Ferreira, representante da Sonae no evento. No fundo, tenta-se “explicar o que é aquilo que eles costumam ver na televisão, nos jornais, nos nossos sites e possivelmente as funções que eles vão exercer na prática”, conclui.