Em Novembro de 2008, “Handle With Love Song”, apresentado no bar Passos Manuel, foi a primeira proposta sonora de Manuela São Simão com a colaboração de Joana Mateus. Entretanto o projecto alargou-se a outros conceitos e surgiu “Handle With Love Project”. Mais do que uma mera exploração sonora, o “Handle With Love” apresenta também uma importante componente visual e performativa.

No espaço designado “Armazém”, Manuela e Joana executavam simples acções construtivas, como montar/desmontar caixas, pintar tábuas, descrever gráficos sonoros, explorar field recordings. Na sala ao lado, na “Caixa”, um dos monitores do projecto Digitópia, José Alberto Gomes (JASG), explorava electronicamente os sons das tarefas e processava-os em tempo real.

Manuela e Joana, em entrevista ao JPN, explicam que “há [por parte do público] uma vontade cada vez maior em participar e interagir”. “É essa mesma vontade que nos faz querer veicular este tipo de projectos, em que pode existir uma participação real ou virtual”, sustentam.

Segundo as autoras, a exploração tinha por base “a abordagem às relações interpessoais, um subtil manifesto” com o qual pretendiam “denunciar um lado extremamente material, objectual, consumista”. No final da performance, todos se mostraram satisfeitos com o resultado e avançam que o próximo passo será a RADIA. Assim, será criada uma peça sonora de 28 minutos que será transmitida através desta rede internacional de 17 rádios. Segundo Manuela São Simão e Joana Mateus, a parceria com a RADIA surge pelo “interesse pelo formato de rádio arte”.

Uma performance radiofónica

“Handle With Love Project” consistiu também numa performance on-going de duas horas, transmitida em simultâneo na Rádio Zero. O podcast da actuação estará disponível brevemente no site da rádio online.

A participação do público na própria concretização de arte era um dos objectivos de Manuela São Simão e de Joana Mateus. Foi neste sentido que, através do blogue do projecto, os ouvintes da Rádio Zero podiam interagir com a peça, activando as caixas de som virtuais.