Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai desenvolver um sistema informático que promete ajudar os médicos a diagnosticar casos de asma com maior precisão.

O desenvolvimento do ENO.VIS – assim se chama o projecto – resultará do trabalho conjunto de sete profissionais portugueses, entre médicos, especialistas em informática e matemáticos. O software será depois aplicado num equipamento já existente, desenvolvido pela empresa sueca AEROCRINE.

“Este sistema será útil para indicar se para aquele doente especificamente é normal um certo valor de óxido nítrico, ou se é elevado, indicando asma”, afirma João Fonseca, coordenador do projecto.

De acordo com o médico, o diagnóstico da asma é complicado pois “o médico tem de considerar diferentes factores para poder interpretar correctamente o valor que sai do equipamento”. Para dar resposta a essa dificuldade, o software da FMUP permitirá analisar as diversas variantes que influenciam os resultados dos testes de óxido nítrico exalado (a mais recente ferramenta de diagnóstico da asma).

Em meados de 2010, os investigadores esperam ter o software concluído. O sistema informático vai ser disponibilizado gratuitamente a todos os médicos europeus.