Belmiro de Azevedo, presidente do Conselho de Administração da Sonae SGPS, vai ser distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto. Em comunicado, a instituição justificou a atribuição do grau como o “reconhecimento do exemplar percurso profissional” do antigo aluno aluno da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP).

A proposta de atribuição do título foi subscrita por quatro docentes do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, que classifica como “excepcional”.a trajectória de Belmiro de Azevedo, desde que concluiu a licenciatura em Engenharia Química Industrial (em 1963) até ter assumido as funções de Chairman da Sonae SGPS.

Os autores da proposta salientam ainda que o percurso do Belmiro de Azevedo “constitui um exemplo de empreendedorismo, de capacidade de gestão, de experiência e de sucesso, que deve inspirar a comunidade académica”.

São também apontados como argumentos favoráveis à distinção do empresário, o percurso académico, (uma vez que completou a sua formação nas universidades de Harvard, Stanford e Wharton), e “o papel activo em inúmeras iniciativas de carácter associativo, cultural, social, político e académico”, como é exemplo apoio prestado à criação, em 1989, da licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial da FEUP.

Belmiro de Azevedo vai ser a 70ª figura distinguida com o Doutor Honoris Causa pela UP. A cerimónia de atribuição do grau vai-se realizar durante o mês de Maio, em data a definir.