O incêndio que atingiu a Rua da Boavista na madrugada de 6 de Março deitou por terra as esperanças de Alexandra Grande e Joana Couceiro, a dupla que abriria amanhã, dia 21, a Casa do Conto, residência e espaço artístico instalados num edifício do século XIX. A Casa do Conto seria um espaço destinada a “quem quisesse visitar a cidade e conhecer melhor a sua vida cultural”, pode ler-se em comunicado enviado às redacções.

O projecto, que “acreditava nas potencialidades do tecido histórico e cultural da cidade”, está agora em suspenso. Devido à destruição provocada pelo incêndio, são necessárias obras de escoramento, cobertura e reposição de fachadas.

Amanhã à tarde, entre as 13h00 e as 17h00, no restaurante japonês “Góshò”, na Avenida da Boavista, decorre um acto simbólico para lembrar hotel que ardeu a 15 dias da sua inauguração. A iniciativa, “sem qualquer obrigação”, serve também para Alexandra Grande e Joana Couceiro, investidoras particulares, agradecerem pessoalmente as mensagens de apoio.

Todo o tipo de contribuição é bem-vinda, da monetária à mera presença de quem acredita na reabilitação “voluntária e criteriosa dos inestimáveis edifícios do Porto histórico”, realçam os proprietários.

O incêndio de dia 6 teve a pronta intervenção dos bombeiros, mas não foi o suficiente e o edifício ardeu por completo, para além de danos parciais no Tribunal de Trabalho e na Associação dos Utentes do Hospital Maria Pia. Desde Dezembro de 2008 que o centro do Porto já registou cinco incêndios.