O candidato bloquista à Câmara Municipal do Porto, João Teixeira Lopes, liderou esta quinta-feira, 19 de Março, uma arruada em Santa Catarina. Através da distribuição de panfletos, Teixeira Lopes não poupou críticas ao Regulamento de Propaganda Política, aprovado em Assembleia Municipal pelo executivo camarário.

“É um verdadeiro escândalo”, exclama o candidato. “Não faz sentido que a cidade do Porto seja uma espécie de cidade em estado de sítio permanente. Uma cidade que tem boa parte do território proibido para se fazer divulgação de ideias, propaganda, afixação de outdoors ou posters.”

O Regulamento de Propaganda Política impede que em certas zonas da cidade os partidos possam fazer propaganda. “Apenas as zonas menos povoadas da cidade podem ser utilizadas para fins de divulgação de ideias ou propaganda”, o que, para Teixeira Lopes, significa que “existe intenção da autarquia em proibir a diversidade política”.

Moisés Ferreira, jovem militante do partido, declara ao JPN que “a arruada é uma iniciativa de protesto que privilegia o contacto directo com as pessoas”. “Hoje trazemos um tema que diz respeito a todos: o desemprego”, salienta, em alusão às mensagens escritas nos panfletos distribuídos.

Bloco de Esquerda na luta contra a crise social

Em declarações ao JPN, Teixeira Lopes apresentou algumas das propostas do partido para a Câmara. “A principal prioridade para o Porto é a crise social: combate às desigualdades, combate à pobreza [porque] aqui, muito mais do que no resto do país, essa crise social é aguda, é quase catastrófica.”

Entre as medidas anunciadas, o candidato deu especial destaque a vários temas que o preocupam, como o sobreendividamento das famílias, a questão das casas devolutas no Centro Histórico do Porto e propôs o lançamento de um programa de atendimento domiciliário aos idosos.