O projecto para o novo Centro Escolar da Serra do Pilar foi apresentado no sábado de manhã, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes e do vereador do Pelouro da Educação, Firmino Pereira, entre outros membros do executivo, professores e residentes.

O Centro Escolar da Serra do Pilar foi projectado para ser “a escola dos sentidos”, explica Joaquim Massena, autor do projecto. Preparada para receber 500 alunos, 350 do ensino básico e 150 do jardim infantil, vai ter uma área de aproximadamente 9000 m2.

Cerca de metade desse espaço vai ser ocupado por um complexo desportivo, jardins, pomar, horta e, até, um espelho de água. “Tudo o que demonstre que a vida tem um ciclo. É por isso a escola dos sentidos, ela estimula o conhecimento e a amizade através de meios naturais”, explica o arquitecto.

O projecto inclui ainda a construção de um museu, biblioteca, salas de estudo, posto médico e de enfermagem, centro de restauração alimentar e um pavilhão preparado para encontros desportivos internacionais. O custo previsto é de 4 milhões e 800 mil euros e, de acordo com Luís Filipe Menezes, não será uma obra “prolongada”. “Julgamos que, no final do ano, estaremos em condições de a ter quase pronta”, afirma.

“Gaia tem hoje um rumo na educação”

Luís Filipe Menezes espera que até ao final de Abril consiga “apresentar seis ou sete projectos de escolas”. As localizações estão já definidas – uma escola junto ao Parque da Lavandeira, outra inserida no Parque Biológico Municipal, dedicada à educação ambiental, uma estação das Águas e Ciências do Mar, em Arcozelo, uma escola na fronteira entre Madalena e Valadares e mais três em Canidelo, Vilar de Andorinho e em Pedroso, respectivamente.

“Julgo que se pedalarmos muito poderemos ter estas escolas em estado muito adiantado no início de 2010”, acrescenta o autarca, referindo, no entanto, que “as escolas em Gaia não vão poder ter todas esta perspectiva”. “Não tínhamos capacidade financeira para alastrar para já este conceito de uma forma generalizada ao concelho”, justifica.

O vereador do Pelouro da Educação, Firmino Pereira, salienta que, com estes projectos, “Gaia tem hoje um rumo na educação e as melhores escolas do 1.º ciclo do país.”