O processo em tribunal movido pelos alunos de Enfermagem está a adiar a tomada de posse da lista vencedora.

Os alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro correm o risco de não festejarem a Semana Académica deste ano. Em causa está a indefinição em torno da eleição da nova direcção da associação de estudantes. Luís de Matos foi eleito como novo presidente da AAUTAD, com 85% dos votos. No entanto, e devido à providência cautelar movida pelos alunos da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, o seu lugar ainda não está assegurado.

Em declarações ao JPN, Luís explicou que o problema surgiu aquando da integração da Escola Superior de Enfermagem na UTAD. “A integração ainda não foi efectuada no seu pleno e, por causa disso, a lista dos alunos de Enfermagem não foi aceite”, explica Luís.

A providência cautelar acabou por impedir a tomada de posse da lista vencedora. Luís acrescentou que “perante as circunstâncias, a direcção anterior prolongou o seu mandato, mas não pode ter um plano de actividades”, facto que tem gerado rumores em torno da realização ou não da Semana Académica.

O presidente da lista vencedora mostra-se apreensivo e reitera que “a Associação Académica põe sempre em primeiro lugar os estudantes e os seus interesses”. Em declarações ao JPN, acrescentou ainda que a Semana Académica é uma “parte importante da vida dos estudantes, principalmente daqueles que estão a terminar o curso.”.

O processo, que já teve três audiências, vai ter novo episódio esta segunda-feira com uma audiência”que se espera ser conclusiva”, de forma a dar continuidade às actividades da AAUTAD.