A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) tornou públicas, esta segunda-feira, uma série de sugestões para a reformulação do Bolhão.

Dotar o edifício de uma “Loja do Turista”, “um bar Erasmus”, uma “esquadra da PSP para atendimento de estrangeiros” e “um espaço para eventos gastronómicos” são algumas das ideias. “Achamos que antes que criar mais uma praça de alimentação, faz sentido instalar uma mostra permanente da cozinha nacional”, salienta o representante da APHORT, António Cônde Pinto.

Para além destas medidas, a associação sugere também a criação de um circuito de bares de “animação nocturna, ao estilo do que se tem passado na rua Galerias de Paris” e propõe que o Bolhão tenha um “gestor de Marketing profissional”. O responsável aponta ainda a necessidade de “reformular o circuito” dos autocarros turísticos “para que estes passem perto do Bolhão”.

As propostas foram desenhadas tendo em mente que “todas as cidades, com mercados do revelo do Bolhão” tentam explorá-los como “recursos turísticos”, procurando potenciar “a relação com os turistas, e também com os estrangeiros residentes, principalmente membros do programa Erasmus”.

Todas as actividades propostas pela APHORT devem ter palco “no primeiro andar”, permitindo assim a “continuação das actividades do mercado no restante edifício”. As mudanças propostas são “principalmente funcionais”, salienta Cônde Pinto, pelo que “poderão ser albergadas pelos correntes orçamentos da Câmara [do Porto] para a reestruturação do Bolhão”, não “aumentando o prazo de finalização do projecto”.

Estas ideias deverão constar do programa que a Associação do Comércio Tradicional “Bolha de Água” vai propor à autarquia.