O reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, reiterou, esta quarta-feira, durante a sessão comemorativa dos 98 anos da instituição, o desejo de ver a instituição na “liderança” nacional ao nível da produção científica, investigação, formação e internacionalização.

Apesar dos bons resultados alcançados nos últimos anos, o reitor diz não estar satisfeito, porque “satisfeito só pode estar aquele que se conforma.” “Reforçar o relacionamento com os antigos estudantes” e garantir maior “unidade na diversidade” da instituição para “expandir o prestígio” são os principais objectivos a cumprir no futuro.

Numa intervenção onde recuperou algun dos “cavalos de batalha” mais recentes da UP, Marques dos Santos voltou a vincar a crescente internacionalização da universidade. O reitor lembrou que, até 2011, ano em que comemora 100 anos, a UP quer estar “entre as 100 melhores instituições de ensino superior da Europa”.

Quanto à recente passagem da universidade a fundação e à entrada em vigor dos novos estatutos e do regime jurídico, Marques dos Santos defende que se tratam de “condições inovadoras e importantes para o desenvolvimento da universidade.”

Da UP para as letras

A festa de aniversário da UP contou com a intervenção de várias rostos que marcam ou marcaram a história da universidade. Convidado a discursar, Carlos Tê diz não ter vivido o fervor da vida de estudante, porque se vivia a chamada “cultura da sebenta”. O conhecido letrista e antigo aluno da Faculdade de letras da UP foca o peso das humanidades, apesar de serem cursos com pouca saída.

Prémios

O Dia da UP serviu de pretexto para distinguir os membros da comunidade académica que se destacaram nas mais diferentes áreas ao longo do ano lectivo 2007/2008. Para além dos Prémios incentivo – que premeiam os melhores estudantes do 1º ano de cada faculdade, destaque para a entrega do Prémio “Excelência em E-Learning 2009”. O prémio foi atribuído, ex-aequo, aos professores Maria Amélia Ferreira, da FMUP, e Jorge Oliveira, da FFUP. Finalmente, Roberto Salema, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências, foi proclamado Professor Emérito da UP.

A experiência no curso de filosofia da FLUP permitiu ao autor das letras de Rui Veloso aprender que “não há coisas menores” e que “é tudo uma questão de perspectiva”. Mas os principais conhecimentos adquiriu-os através das conversas, discussões e convívios no “Café Piolho”, admitiu Carlos Tê.

Ao longo da cerimónia, foram ainda atribuídos prémios a várias figuras da universidade que se destacaram no ano lectivo anterior (ver caixa).

Os festejos dos 98 anos da Universidade do Porto prosseguem com a 7ª Mostra da Ciência, Ensino e Inovação que decorre a partir desta quinta-feira e se prolonga até domingo, dia 29 de Março, no pavilhão Rosa Mota.