Maria Amélia Ferreira e Jorge Oliveira, professores, respectivamente, da Faculdade de Medicina (FMUP) e da Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto, são os vencedores da edição 2009 do Prémio Excelência em E-Learning -da UP.

O prémio, no valor de 5000 Euros, distingue, pelo quarto ano consecutivo, os docentes da UP que, durante o ano lectivo, disponibilizaram os seus materiais de apoio às aulas em plataformas online.

“O principal significado foi o reconhecimento do trabalho em equipa, porque este prémio não é meu mas de toda a equipa da anatomia clínica. E mostra que é possível inovar numa área ainda básica da medicina com muita qualidade”, afirma Maria Amélia Ferreira.

A “Gincana Virtual”, desenvolvida pela equipa de Maria Amélia Ferreira e baseada numa animação em Flash, foi o grande desafio do ano lectivo anterior. No futuro, “o projecto vai ser utilizado noutros contextos pedagógicos, em virtude de uma cooperação estabelecida com faculdades de Medicina de Angola e Moçambique”, revela a regente da Anatomia Clínica.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Excelência em E-Learning reconhece igualmente o trabalho de um docente da Faculdade de Farmácia. Regente da disciplina de Farmacologia I desde 2007, Jorge Oliveira e encara o prémio como “uma responsabilidade acrescida”, mas também como forma de “reconhecimento e renovação da motivação”.

Na edição deste ano do Prémio e-Learning participaram nove docentes de sete unidades orgânicas da universiadde. A decisão final ficou a cargo de um júri presidido por José Manuel Martins Ferreira, professor da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP).

O prémio foi entregue esta quarta-feira, durante as comemorações do Dia da Universidade do Porto, no Salão Nobre da Reitoria.