A Associação dos Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) pretende mobilizar a população da cidade a participar na limpeza do centro histórico. Entre as medidas propostas, esta quarta-feira, à Câmara Municipal do Porto, destaca-se a criação de postos de trabalho para os desempregados residentes naquela zona.

A limpeza das principais artérias da Baixa tem como objectivo melhorar a imagem da cidade do Porto junto dos visitantes nacionais e internacionais. “O centro histórico do Porto é quer queiramos, quer não, a imagem da cidade”, reforça António Fonseca, presidente da ABZHP.

Entre as principais zonas abrangidas pelo projecto, encontram-se a Praça da Ribeira e a Praça do Cubo, frequentadas por turistas durante todo o ano. Para além limpeza permanente das ruas e das papeleiras, o projecto da ABZHB prevê a limpeza “padronizada” das esplanadas, à semelhança do que se faz nos centros comerciais.

A ajuda aos moradores idosos a nível de limpeza está também prevista na iniciativa.“Há muitos moradores que moram no quinto andar e que não conseguem pôr o lixo à porta. Assim podiam combinar uma hora com uma pessoa responsável e ser ajudados”, explica António Fonseca.

O presidente da ABZHB mostra-se ainda optimista quanto à colaboração da autarquia. Mas por enquanto “estamos à espera de saber se a Câmara tem algum projecto de limpeza em mente”, justifica.

Medida agrada aos moradores

Certo é que a iniciativa aparece agradar aos moradores da Baixa. Ao JPN, Germano Silva fala numa “medida acertada e justa. Colocar gente que está desempregada a limpar as ruas, pagando-lhes, é louvável”, acrescenta.

Insatisfeito com a “falta de limpeza na cidade”, o morador dá voz às críticas: “A cidade do Porto nunca esteve tão suja como está agora”. Segue-se novo reparo: “Um cantoneiro que passa de vez em quando não é suficiente…”.

Já Aurora Carvalho, considera que a cidade “está muito mal estimada”, pelo que elogia uma “medida óptima” que servirá para “ocupar muitas pessoas e limpar a Baixa” portuense. E até há aqueles que, como fernanda Fontes, já traçaram o calendário da limpezas: “Pelo menos duas vezes por semana”, atira a moradora.