O Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado esta quinta-feira, revela que 2008 foi o ano mais violento da última década.Os números são alarmantes. No geral, a criminalidade do país aumentou 7,5 %, com um total de 421.037 participações, mais 29.426 do que em 2007. Os números apresentados no relatório representam uma média de 1153 crimes por dia.

A criminalidade violenta também aumentou 10,8%, apesar de estes não serem os valores mais altos de sempre. O consumo excessivo de álcool na condução e a violência doméstica estão na lista dos crimes mais frequentes, representando um quarto do aumento global de ocorrências.

O Relatório de Segurança Interna [em PDF] revela ainda que os crimes com recurso a armas de fogo aumentaram, registando-se cerca de 4600 apreensões, o que pode ser justificado pelo reforço das forças de segurança no último ano. Os casos de homicídio voluntário e ofensa à integridade física foram os que mais subidas registaram. Nos crimes de roubo foram os assaltos a bancos e a postos de combustível que predominaram.

Na divulgação do relatório, em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Mário Mendes, prometeu averiguar as causas do “pico de criminalidade anormal” ocorrido nos meses de Julho e Agosto de 2008.

Porto, Aveiro e Lisboa são os distritos que registaram o maior número de participações. Ainda assim, Portugal é dos países europeus com índice mais baixo de criminalidade.