São elas que anunciam subidas do desemprego e das quebras nas exportações, e é a partir delas que muitos traçam o retrato da economia do país. Por tudo isso, a crise actual vai levar a que as estatísticas ganhem “cada vez mais relevo” no cenário mediático nacional, assegura Teodora Cardoso, administradora do Banco de Portugal.

Em conversa com o JPN, a responsável do BP alerta para a presença de “buracos negros” ao nível da informação estatística produzida em Portugal. “Tínhamos algumas áreas muito regulamentadas sobre as quais sabíamos tudo e depois havia outras áreas sobre as quais não sabíamos praticamente nada; é esse o equilíbrio que a priori será preciso fazer”, refere.

Palavras que Teodora Cardoso pôde partilhar, esta quinta-feira, durante uma palestra a um grupo de estudantes de Economia e Gestão da Universidade Católica, no Porto. A sessão serviu igualmente para apresentar o portal BPStat, um projecto que, desde 2006, alberga “algumas dezenas de milhares” das 735.000 séries estatísticas produzidas anualmente pelo Departamento de Estatística do BP, diz João Cadete Matos, director daquele organismo.

O BPStat disponibiliza vários serviços àqueles que procuram informação estatística, incluindo a possibilidade de “cruzar dados, criar e guardar favoritos, pesquisar e utilizar um sistema de alertas”. Ainda segundo Cadete Matos, o portal conta hoje com “6500 utilizadores registados”.