A primeira edição do Festival Alternativo da Canção surge como uma alternativa às músicas que vão a concurso no Festival da Canção oficial. Tem por objectivo “fazer melhor” do que o que normalmente representa Portugal no evento europeu. No entanto, não pretende ser uma sátira ao festival. É, antes, “uma homenagem”, refere ao JPN Fernando Alvim, mentor do projecto.

“Em Portugal, gosta-se muito de dizer e não fazer nada. Este festival não quer dizer mal, quer é fazer melhor”, salienta Alvim, que não tem dúvidas de que, da edição deste ano, sairá vencedora uma música que poderia “conquistar a Europa”.

É o retorno aos refrões facilmente memorizáveis e às “calças largas”, criando uma “canção que vá molhar o pão aos velhos tempos”, graceja a organização. Talvez por isso não tenha sido difícil garantir a presença de nomes como Eládio Clímaco e Serenella Andrade, os apresentadores do espectáculo.

A organização já esperava que o projecto suscitasse a atenção dos órgãos de comunicação social. “Achamos que é uma boa ideia e, naturalmente, pensamos que outras pessoas também pensassem do mesmo modo. Ao que parece, foi isso que aconteceu”, acrescenta Fernando Alvim.

Esta será a primeira de muitas edições, sendo que as inscrições para a próxima acontecem “antes do final deste ano”, garante a produção.

O espectáculo terá lugar pelas 22h00 no Auditório do Espaço Monsanto, em Lisboa. A entrada é gratuita, apenas sendo necessária uma inscrição prévia no site oficial. A final será, ainda, transmitida na Internet através do site da Speaky.tv.