Paralelamente à 7ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da UP, o auditório da Biblioteca Almeida Garrett está a ser palco do primeiro “Science: what else?”, um ciclo de conversas sobre ciência que visa aproximar investigadores e a população.

Depois de um primeiro dia marcado pelo diálogo entre cientistas e jornalista que trabalham a área da Ciência, a tarde de 27 de Março contou com a presença de Júlio Santos, do IBMC, Carlos Soares, do Visionarium, António Gomes da Costa, do Pavilhão do Conhecimento, José Azevedo, professor da FLUP. Filipe Ressurreição, professor da Escola Secundária de Arouca e Filipe Pires, do Centro de Astrofísica da UP.

Mostra em blogue e no Twitter do JPN

Como já aconteceu em anos anteriores, para além da cobertura jornalística tradicional, o JPN dedica um blogue à Mostra da Universidade do Porto. Até domingo, uma equipa do JPN estará em permanência no Pavilhão Rosa Mota a produzir textos, sons e vídeos sobre o evento. Todas as novidades da mostra podem também ser seguidas, em 140 caracteres, através do Twitter do JPN.

Cumprindo os objectivos do encontro, a partilha de experiências e de estratégias e a discussão de problemáticas ligadas à ciência acabaram por marcar a sessão. Segundo António Gomes da Costa, “o papel dos centros de ciência é actuar junto dos professores e não só dos alunos”. “Não podemos pensar nos ‘science centers’ como um complemento que vem fazer aquilo que não se faz nas escolas”, acrescenta o director do Pavilhão do Conhecimento.

A mesma ideia defende Filipe Pires, do Centro de Astrofísica da UP, que aproveita as actividades desenvolvidas com as crianças para “educar os professores, cujos livros, muitas vezes, estão desactualizados”.

O “Science: what else?” é também um local de apresentação de novos projectos. Na exposição de Filipe Ressurreição, o público teve oportunidade de conhecer a história de um conjunto de professores e alunos da Escola Secundária de Arouca que conseguiu desenvolver diversas iniciativas científicas.

Nos próximos dias o “Science: what else?” [Programa] vai explorar vários temas de “fronteira” do conhecimento científico. Já esta sexta-feira à noite (pelas 22h30), Teresa Lago, investigadora em astrofísica, vai abordar as mais recentes descobertas na área da astronomia, numa viagem ao “Abismo Cósmico”. Já ao início da tarde de domingo (14h30), último dia da Mostra, João Paulo Vilas Boas, professor da Faculdade de Desporto da UP (FADEUP) e treinador olímpico de natação, terá a missão de revelar “Como se faz um Campeão”.

A participação neste encontro está aberta a todos os interessados. Para isso basta fazer uma inscrição gratuita.