O Mundial de Fórmula 1 (F1) arranca na madrugada de domingo com o Grande Prémio da Austrália, em Melboume. Os motores já roncam nas sessões de treinos livres. Num ano em que as diferenças prometem esbater-se entre as dez escuderias inscritas , é o alemão Nico Rosberg (Williams Toyota) quem parece começar melhor, tendo obtido o melhor tempo até ao momento.

Contudo, é fora das pistas que a competição mais tem aquecido. Tudo por causa das novas alterações técnicas propostas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Do regresso dos pneus slick, passando pela introdução de um novo sistema “turbo” até à eliminação treinos a meio da época, tudo tem sido feito para tornar o campeonato ainda mais competitivo.

Ex-piloto de F1, Tiago Monteiro explicou ao JPN de que forma é que estas alterações “tão grandes e tão radicais” poderão “trazer muitas surpresas” ao campeonato. Para Monteiro, as diferenças em relação ao ano anterior são “muito grandes” e podem favorecer equipas “mais pequenas” como a Red Bull e a nova equipa Brawn Racing, embora a Ferrari continue a ser “uma das forças”.

Das mudanças previstas para a nova época, começa por se destacar o regresso aos pneus slick.Aalgo que “deverá ajudar nas ultrapassagens”, afirma Tiago Monteiro.

Equipas acusadas de batota vão poder correr

Uma nova polémica surgiu agora, a dois dias do 1º Grande Prémio. A Brawn, a Toyota e a Williams foram acusadas de batota e estavam em dúvida para o Grande Prémio da Austrália. A Red Bull, Renault e Ferrari apresentaram uma queixa à Federação Internacional do Automobilismo (FIA), reclamando que os carros rivais não cumpriam os regulamentos técnicos. Os comissários do Grande Prémio da Austrália já avaliaram a situação e disseram que os difusores dos carros das equipas Brawn, Williams e Toyota estão de acordo com o regulamento e poderão ir para pista.

O KERS, Kinetic Energy Recovery System, é outra das novidades introduzidas no Mundial deste ano. Este sistema de recuperação de energia cinética faz com que em cada travagem haja um sistema que recupera essa energia e a transforma em potência. O antigo piloto de F1 explica que “essa potência vai ser utilizada através de um botão e, durante cada volta, o piloto pode usá-lo, durante 20 ou 30 segundos, o que poderá também ajudar nas ultrapassagens”.

Tiago Monteiro acredita que a nova regulamentação que proíbe treinos a meio da época “vai prejudicar as grandes equipas que estão habituadas a testar muito durante a temporada”.

A crise financeira também tem afectado a F1. Fernando Alonso e Nelson Piquet, pilotos da Renault, já sofreram reduções nos ordenados. Uma mudança que, para Tiago Monteiro, deve ser respeitada, mas sem “esquecer que o risco de vida do piloto, com crise ou não, continua a existir”.

Sistema de pontuação mantém-se

Outra das medidas que a FIA pretendia introduzir passava pela aplicação de um novo sistema de pontuação: o campeão do mundo de F1 seria o piloto com mais vitórias e não o piloto com mais pontos. Alvo de muita constestação, a FIA resolveu adiar a nova regra para a época de 2010.

Tiago Monteiro classifica a ideia como “um erro”. Pilotos como Michael Shumacher, Fernando Alonso e até mesmo o presidente da Ferrari já mostraram indignação em relação à nova regra, pois acreditam que pode tirar credibilidade ao desporto e criticam a FIA pelo timing da decisão, muito perto do inicio desta época.

Mudanças à parte, e regressando ao asfalto, o britânico Lewis Hamilton (McLaren), campeão mundial de 2008 é o principal “alvo” a abater numa é pouca em que Felipe Massa (Ferrari) quererá vingar a última temporada, em que perdeu o título por um ponto. Os finlandeses Heikki Kovalainen (McLaren) e Kimi Räikkönen (Ferrari) e as duplas da BMW Sauber (Robert Kubica e Nick Heidfeld) e da Renault (Fernando Alonso e Nelson Piquet Jr) partem igualmente na pole-position da época em que se assinala a despedida do veterano David Coulthard, após 15 temporadas na F1.