Jenson Button conquistou, este domingo, em Melbourne, o primeiro Grande Prémio da temporada ao vencer o GP da Austrália. Com a vitória do britânico e o segundo lugar de Rubens Barrichello, a Brawn GP acabou por marcar a sua estreia na competição com a primeira “dobradinha” da época.

Classificação Mundial de Pilotos após 1ª corrida

1º Jenson Button, Brawn, 10 pontos
2º Rubens Barrichello, Brawn, 8
3º Lewis Hamilton, McLaren Mercedes, 6
4º Timo Glock, Toyota, 5
5º Fernando Alonso, Renault, 4
6º Nico Rosberg, Williams, 3
7º Sebastien Buemi, Toro Rosso, 2
8º Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 1
9º Adrian Sutil, Force India, 0
10º Felipe Massa, Ferrari, 0
11º Giancarlo Fisichella, Force India, 0
12º Jarno Trulli, Toro Rosso, 0
13º Kazuki Nakajima, Williams, 0
14º Kimi Raikkonen, Ferrari, 0
15º Mark Webber, Red Bull, 0
16º Nelson Piquet Jr., Renault, 0
17º Nick Heidfeld, BMW Sauber, 0
18º Robert Kubica, BMW Sauber, 0
19º Sebastian Vettel, Red Bull, 0
20º Heikki Kovalainen, McLaren Mercedes 0

Num Grande Prémio recheado de peripécias – a corrida terminou com o safety car em pista – os homens de Ross Brawn andaram sempre na frente da corrida. Depois de ter arrancado da “poule position”, Button conquistou o segundo GP da carreira em dez anos de F1, tendo terminado à frente de Barrichelo e do compatriota Lewis Hamilton.

O campeão em título cortou a meta em 4º lugar, atrás de Jarno Trulli da Toyota. Contudo após o final da corrida, os comissários de pista aplicaram uma penalização de 25 segundos ao piloto da escuderia japonesa (acabaria no 12º lugar), por ultrapassagem a Lewis Hamilton com o safety car em pista.

Ferrari desilude

A Ferrari foi a maior desilusão da prova de abertura do Mundial. A equipa italiana não conseguiu melhor do que o 16º posto de Kimi Raikkonen, enquanto Felipe Massa abandonou a prova ao fim de 45 voltas, quando ocupava o terceiro lugar, com problemas na direcção.

Desde 1977, quando o sul-africano Jody Scheckter ganhou com um Wolf, que nenhuma equipa alcançava a vitória no seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1. De salientar, também, que nos últimos 3 anos, os pilotos que venceram o GP da Austrália foram campeões do mundo.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 disputa-se na Malásia no circuito de Sepang (Kuala Lumpur), a 5 de Abril.