Chama-se “WalkinSense” e é um dispositivo que permite melhorar a prevenção e avaliação de doenças nos membros inferiores, nomeadamente das que derivam da diabetes, como o pé diabético. A tecnologia foi desenvolvida pela Tomorrow Options – Microelectronics e prepara-se para ser comercializada no Reino Unido, através de uma subsidiária da “spin-off” do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC Porto).

O Reino Unido é um dos países europeus, juntamente com Portugal, onde existem mais diabéticos. “Tornou-se o mercado perfeito para explorar o ‘WalkinSense'”, afirma Paulo Ferreira Santos, director da empresa criada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (ver caixa).

Sobre o “WalkinSense”, Paulo Ferreira Santos explica ao JPN que “já existiam dispositivos que analisavam a motricidade, o movimentos e a pressão plantar. Mas não havia uma tecnologia que congregasse todas estas”. O dispositivo permite ainda o registo de dados de forma independente e portátil. O doente deixa de ser condicionado pelo ambiente médico que o rodeia, podendo passar a fazer os exames em casa.

A empresa

O projecto “Tomorrow Options” foi desenvolvido no Mestrado em Inovação e Empreendorismo Tecnológico (MIETE) da FEUP. Desenvolvida em parceria com o INEGI e o INESC Porto, a iniciativa visava combater todas as limitações a nível de qualidade de vida para as pessoas que sofrem de diabetes.”Achámos que o potencial deste projecto era tão grande que decidimos criar uma empresa” explica Paulo Ferreira Santos.

No arranque da “aventura” britânica, a empresa nacional conta então com o apoio da UK Trade & Investiment, empresa que fornece serviços de apoio a empresas estrangeiras que querem expandir o seu negócio ao Reino Unido. O interesse manifestado no projecto desenvolvido pela FEUP, “significou imenso para os investigadores”, diz Paulo Santos. “Os clientes em Portugal, para além de fazerem pagamentos atrasados, pagam mal e isso seria um suicídio para a nossa empresa” acrescenta.

Quanto ao futuro da Tomorrow Options, Paulo Santos aponta para o inicio da comercialização do dispositivo WalkinSense, que está previsto para o mês de Abril. Paulo Santos adiantou ao JPN que esta previsto o lançamento de um outro dispositivo, direccionado para o tratamento de úlceras em doentes acamados. “O lançamento deste aparelho esta previsto para o fim do primeiro semestre, o mais tardar em Julho”, prevê o responsável